Ernesto Tembe

Artisticamente conhecido por Neto, nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo). É membro activo do Núcleo de Arte. Estudou Artes Visuais na Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque. Fez cursos de Animação e Preservação Cultural no Centro de Estudos Culturais, onde adquiriu conhecimentos de Antropologia Cultural, História da Arte, Música, Fotografia, Teatro, Pintura, Cerâmica, Desenho, Batik e Xilogravura.

Em 1978, realizou trabalho de campo de investigação cultural em diversas províncias do país, nos domínios da Música Tradicional, Canto, Dança e Tradição Oral. De 1981 a 1984, trabalhou em Museus de Arte, em Maputo e Nampula, como monitor de técnicas de montagem de exposições e métodos de conservação de obras de arte e objectos etnográficos.

Como ilustrador, colaborou com o Centro de Técnicas Básicas de Aproveitamento de Recursos Naturais – TBARN, na Universidade Eduardo Mondlane, e com Instituto Nacional do Livro e do Disco, tendo ilustrado dois livros infantis. Em 1991, realizou a sua 1ª exposição individual em Maputo, participou em diversas exposições em Moçambique e no estrangeiro, dentre várias a considerar, as que seguem: “Homenagem a Picasso” (1981), realizada em Maputo, entre várias colectivas decorridas em Lisboa e no Porto em 1983. Em 1984 integrou em outros eventos nas cidades de Berlim, Moscovo e Pyongyang, e em 1986 na Argélia e na Swazilândia, incluindo participações em Angola em 1988. Desde então, tem participado regularmente em workshops e exposto em diversas colectivas.