Samate Mulungo

Samate Mulungo nasceu na então Lourenço Marques, actual Maputo. Iniciou a sua vida artística em 1959 enquanto artista auto-didacta (ver Jacob Estevão a pintar foi importante para incentivar o seu interesse).

Em 1971 participou na exposição colectiva “Arte Negra 71”, no salão da Coop, em Lourenço Marques, e apresentou-se numa exposição conjunta com Mankew. Em 1972 realizou a sua primeira exposição individual no mesmo salão da Coop. Aconselhado e encorajado pelo escultor Chissano, passou a dedicar-se apenas à Pintura. Daí também começou a incentivar e encorajar outros jovens.

Samate volta a expor de forma destacada, a partir de 1975 com o advento da independência nacional. Participou em inúmeras exposições colectivas em Moçambique e no estrangeiro. Também praticou a Escultura em metal, mas a Pintura foi o seu principal meio de expressão.

Entre 1991 e 1997, realizou quatro exposições individuais em Maputo. Em 1991, foi convidado para integrar o júri do “Heritage” da National Gallery of Zimbabwe. Em 1982, frequentou um estágio de Artes Plásticas em Moscovo e, posteriormente, em 1987, em Lisboa, participou em workshops nacionais e internacionais que decorreram a partir de 1991. Em 2002 participou nas colectivas “Murmúrios Conjuntos e Artes Plásticas Moçambicanas”, ambas no Sindicato Nacional de Jornalistas – SNJ. Por sua vez, em 2003 realizou uma exposição individual no Centro Cultural Português, em Maputo.