José Norberto

Nasceu em Quelimane, província da Zambézia. Desde 1985 dedica-se profissionalmente às artes plásticas, expressa o seu pensamento principalmente através da Pintura,
Desenho e Banda Desenhada. Norberto realizou a sua primeira exposição individual em 1986, em Quelimane, na Igreja Catedral Nova, e, no mesmo ano, torna-se membro do Núcleo de Arte. Conta com mais de uma dezena de exposições individuais realizadas em diversos espaços culturais e galerias da cidade de Maputo. Por volta da década de 90, inventou o género artístico denominado “Arte dos Signos Universais” e “Subjectivismo Concreto”, em 2021.
Recebeu o 1º Prémio de Pintura na Bienal TDM (2010). O artista afirma que não é retratista, antes, executa todos os géneros da Pintura. Actualmente, a sua prática artística expande-se da tela até às redes sociais, enquanto activista e crítico social, onde retrata narrativas de consciencialização, intervenção política e estética de grande influência paradigmática, no contexto contemporâneo moçambicano.
Norberto fundamenta que é o único artista em Moçambique, pioneiro na produção plástica com o recurso à fotografia, vídeos e montagens digitais. A sua obra está representada em várias colecções, em Moçambique e no exterior.