Estevão Mucavele

Nasceu em Maússe, Mandlakazi, província de Gaza. Em 1957, foi trabalhar como contratado da Wanella, para as minas da África do Sul. Mais tarde, em 1966, na cidade do Cabo, consegue emprego como guarda de prédio e é nessa altura que começa a desenhar e pintar, frequentando exposições e galerias de arte. Nessa época, conheceu o dono de uma galeria, a quem mostrou os seus trabalhos. A receptividade foi óptima e a partir de 1969, expôs individualmente três vezes, passando da melhor forma os primeiros testes da crítica.

Mucavele continuou a pintar até que decidiu regressar a Moçambique em 1975, por ocasião da independência nacional. Nessa altura, atravessou períodos difíceis de adaptação e sofreu devido à dificuldade de obter tintas e telas, pelo que passou a dedicar-se, exclusivamente ao Desenho. Durante algum tempo, trabalhou em Pintura, nas instalações do actual Museu Nacional de Arte e, mais tarde, montou o seu atelier no Núcleo de Arte, onde se mantém até hoje.

De entre as várias participações, destacam-se as seguintes: “Expo 98”, em Lisboa; “Estevão Mucavele” (2010), Centro Cultural Franco Moçambicano; “O Coração de Mucavele” (2017), Galeria 1834 – Maputo; “Les restes du Bruit” (2022), Galeria Magnin-A, Paris. A obra de Mucavele está representada Mucavele em várias colecções em Moçambique e no exterior.