Sansão Cossa

Nasceu em Magude, província de Maputo. Iniciou a carreira artística em 1972. Dedica-se à Pintura a óleo, Desenho e Aguarela. Foi membro da direcção do Núcleo de Arte. Em 1988, foi organizador da importante exposição do 10º Aniversário do Banco Popular de Desenvolvimento. Em colaboração com o artista Mankew, Cossa executou um mural no Palácio da Presidência da República, em Maputo.
Durante a sua carreira artística, realizou diversas exposições individuais e colectivas, em Moçambique, e está representado no Museu Nacional de Arte, Museu Maria da Fontinha – Portugal, e em colecções privadas, em vários países. Sansão Cossa expõe regularmente, em Maputo e no estrangeiro. Tem sido um dos participantes activos da exposição “Colecção Crescente”, organizada pela Galeria Kulungwana, sob curadoria da escultora holandesa, Miek Oldenburg.

De 1974 a 1993, realizou seis exposições individuais em Maputo e Lisboa, incluindo mais de uma centena de participações em colectivas e eventos distintos. Portanto, o trabalho de Cossa, à semelhança dos seus contemporâneos, retrata as vivências do povo moçambicano, com maior incidência para questões relacionadas com o afecto, união, solidariedade familiar, vivências e trabalhos da vida no campo.