Bento Jacinto Mulungo
Nasceu em Maputo. Tem vindo a trabalhar no campo das artes plásticas desde 1999, especificamente no domínio da Escultura e Pintura. Introduziu-se à Escultura em madeira encorajado pelo mestre Sérgio da Marta Simione. É membro activo do Núcleo de Arte e participa regularmente em exposições e workshops.
Actualmente, Bento Mulungo desempenha a função administrativa de Vogal, na actual direcção do Núcleo de Arte, presidida pelo artista Celestino Mudaulane. Foi membro da Associação “Xibalacatsarte”, sediada na Matola 700, na qual foi responsável pela dinamização do Centro Comunitário da Matola B, de 2007 a 2009.
Mulungo admite que o seu trabalho é significativamente influenciado pelas diversas gerações de artistas, a começar pela geração fundadora das artes plásticas moçambicanas, que integra nomes sonantes como Chissano, Malangatana, Mankew, Mucavele até aos mais jovens, seus pares de trabalho diário no Núcleo de Arte.
Ao longo da sua carreira artística, desde 2002 até hoje, o escultor integrou várias exposições, em Moçambique, Portugal e Espanha. Participou em algumas edições dos concursos e exposições notáveis, tais como: Descoberta, Expo Anual Musart, Bienal TDM, “Creative Block”, actual ”Colecção Crescente”, Celebrando Eduardo Mondlane (2017), Festival AZGO (2016) e “Espírito em Fumo”, em homenagem ao Mestre Malangatana (2012).