Mais do que uma simples catalogação das obras produzidas por determinados artistas moçambicanos, membros do Núcleo de Arte representados nesta publicação – “Do Passado ao Presente Rumo ao Futuro – De Maputo a Veneza“-, de entre vários objectivos, este livro visa contribuir para o processo de sistematização da informação e documentação dos percursos dos artistas e da produção artística em Moçambique, no domínio das artes plásticas. Pretende igualmente instigar a investigação centrada no âmago do espírito criativo do Núcleo de Arte, sem deixar de prestar atenção ao que acontece fora deste espaço (re)criativo e de criadores. Procurou-se deste modo estabelecer conexões reflexivas e críticas a nível da história, historiografia, práticas do coleccionismo nas artes no contexto local, regional e internacional, alicerçadas na perspectiva teórica do pensamento pós-colonial afrocentrado, que nos permitem questionar o passado, examinar o presente e (re)pensar o futuro, doravante contando também com o olhar autóctone do Sul para o Norte global.
Os artistas e respectivas obras representadas, que em diversos e distintos momentos mantiveram e mantêm uma ligação e uma relação de proximidade com o Núcleo de Arte, compõem a Colecção criada pelo Coleccionador italiano Piero Reis, denominada “Colecção de Arte Moçambicana Piero Reis”. Esta Colecção reúne um conjunto orgânico multidisciplinar de mais de 80 obras de arte, nas modalidades de Pintura, Escultura, Desenho e Gravura, da autoria de artistas consagrados e emergentes, nascidos entre os anos 30 e 80 do século XX. A história da Colecção tem a sua génese no ano de 2007, com a aquisição das primeiras obras num processo à primeira vista incipiente, quando Piero Reis adquire uma obra de pintura nas ruas da cidade de Maputo. Algum tempo depois, porventura chega ao Núcleo de Arte. Desde então, a Colecção foi florescendo espontaneamente, de forma imersiva. À medida que o Coleccionador se deixava encantar pelas obras, também se informava sobre os artistas, os contextos socioculturais e ideológicos implicados, além das distintas temáticas e particularidades plásticas que constituem o conjunto das obras que dão corpo a esta Colecção de arte.