Pedro de S. Betrufe Mourana

Natural da cidade de Maxixe, província de Inhambane. O seu talento no Desenho notabilizou-se durante o percurso escolar. Aos 11 anos, tornou-se membro da Banda Municipal de Inhambane, tocou requinta e, além disso, começou a frequentar o curso de Desenho Artístico, ministrado pela Escola Álvaro Torrão. A partir de 1976, abandonou a Música e passou a dedicar-se, profissionalmente, à Pintura e ao Desenho Publicitário.
Mourana expõe colectivamente, pela primeira vez em 1979. Desde então, vem abordando diferentes temas que exaltam os direitos e valores humanos, tais como: o amor, a inclusão, a diversidade cultural, poética, musical e ambiental. Tem contribuído nos ramos da ilustração de capas de livros e da
Banda Desenhada desde 1980. Em 1990, torna-se membro fundador da Associação dos Jovens Empreendedores de Moçambique – AJEM. Na mesma época, concebeu o emblema da Comissão Nacional de Eleições – CNE e o das Forças Armadas de Moçambique – FADM, no âmbito das comemorações dos 50 anos.
Pedro Mourana participou em mais de uma centena de exposições, tanto individuais como colectivas, dentro e fora do país, especificamente em Portugal, Alemanha, Suíça, Cuba e Turquia. Recentemente, realizou a exposição “O Murmurar dos Búzios e as Miudezas da Alma” (2022), no Centro Cultural Brasil – Moçambique.