Valentim Macie

Nasceu em Maputo. Inicia-se nas artes como resultado do encorajamento do seu tio, desde os 4 anos, que também desempenhou o papel de professor. Em 1976, frequentou o curso de Artes Visuais na Escola Industrial 1º de Maio, em Maputo. Estudou ainda no Centro dos Estudos Culturais (actual Escola Nacional de Artes Visuais), durante dois anos, fazendo formações intensivas de domínio cultural e artístico.
Entre 1978 e 1980, foi responsável do sector de observação cultural na província de Inhambane. A partir de 1990, passou a dedicar-se profissionalmente à Pintura. Valentim realizou a sua primeira exposição individual em 1989 e, subsequentemente, várias colectivas na Swazilândia, nos Estados Unidos da América, na África do Sul, Itália, entre outros países.
Em 1989, recebeu o 1º Prémio de Artes Plásticas, na Associação de Artistas e, em 2008, o 3º Prémio no Concurso Expo Anual Musart (2008). As suas obras integram diversas colecções privadas em Israel, Bélgica, Alemanha, Itália e Tanzânia.

A Pintura de Valentim, à semelhança dos seus contemporâneos, é também reflexo das vivências pessoais e aprendizagens diversas estabelecidas ao longo da carreira com os distintos cultores da estética das artes plásticas moçambicanas, antes e depois da independência nacional.