Sobre Nós
A Colecção de Arte Moçambicana Piero Reis reúne um conjunto orgânico multidisciplinar de mais de 80 obras de arte, nas modalidades de Pintura, Escultura, Desenho e Gravura, da autoria de artistas consagrados e emergentes, nascidos entre os anos 30 e 80 do século XX. A história da Colecção tem a sua génese no ano de 2007, com a aquisição das primeiras obras num processo à primeira vista incipiente, quando Piero Reis adquire uma obra de pintura nas ruas da cidade de Maputo. Algum tempo depois, porventura chega ao Núcleo de Arte. Desde então, a Colecção foi florescendo espontaneamente, de forma imersiva.
À medida que o Coleccionador se deixava encantar pelas obras, também se informava sobre os artistas, os contextos socioculturais e ideológicos implicados, além das distintas temáticas e particularidades plásticas que constituem o conjunto das obras que dão corpo a esta Colecção de arte.
Sobre Nós
É natural de Udine, Itália (n.1958). Passou a sua infância e juventude em Teglio Veneto, uma aldeia no Norte da Itália. Após o ensino médio, graduou-se em Direito. Aos 23 anos, mudou-se para Veneza, onde vive até hoje. Tornou-se advogado e é versado em Direito Comercial. É Cônsul Honorário da Bélgica em Veneza. Gosta do campo e tem uma fazenda. Gosta de estar com os amigos, desfrutar de boa comida, de bom vinho e das montanhas. Leitor e bibliófilo, entusiasta de arte, antiguidades e adora viajar. Visitou muitos países nos quatro continentes, mas onde ele se sente em casa é em Moçambique. Piero Reis é casado com Martina e têm dois filhos gêmeos, Edoardo e Margherita, nascidos em 2010, família que ele tanto ama
Artista multidisciplinar e curador investigador (n.1988, Maputo). Doutorando em Educação Artística, Mestre em Arte e Design para o Espaço Público e graduado no curso de Especialização em Design de Tecnologias para a Saúde pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), graduado nos cursos médios de Cerâmica e Formação Psicopedagógica pela Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV – Maputo). Membro activo do Colectivo de Investigação ID – Identidades (Porto). Realizou estágio de curadoria na Fundação Calouste Gulbenkian e na Escola de Artes da Universidade Católica do Porto (2022). Tem publicado artigos e textos curatoriais integrados em capítulos de livros e catálogos de exposições. Co-autor e investigador principal do livro Maputo Street Art. Integrou o painel de debates “ARCOFORUM MILLENNIUM ART TALKS – ARCO LISBOA (2023). Mentor do projecto Repensar as Artes, Polana Urban Creative Space e curador do Maputo Street Art. Colabora com a Galeria Kulungwana, Museus do Mar, Núcleo de Arte de Maputo, Revista Artecapital e Galerias Municipais de Lisboa. Participa em exposições, residências e coordena projectos de intercâmbio em Moçambique, Angola, Portugal, Itália e Holanda. Actualmente vive e trabalha entre Maputo e Lisboa.